Ipad

Este guia definitivo reúne a base de todas as minhas estratégias para encontrar as melhores oportunidades no menor tempo!

DESCUBRA OS SEGREDOS DOS PROFISSIONAIS MAIS BEM SUCEDIDOS

4 maneiras de crescer na carreira - sem precisar se tornar um gestor

Por Fernando Pontes

Embora seja tentador medir o crescimento da carreira e o sucesso apenas de acordo com o número de degraus que escalamos na hierarquia corporativa, a gestão não é o único caminho para uma carreira bem sucedida.

Ser um gerente vem com responsabilidades que não agradam a todos. Pior ainda, o trabalho gerencial pode afastá-lo de alguns aspectos do trabalho que você mais ama. Mas só porque você não tem nenhum interesse em gerenciar uma equipe, não significa que você está condenado à estagnação. Em outras palavras, você nem sempre precisa ser promovido a um cargo de gestão para seguir em frente.

Aqui estão 4 maneiras pelas quais você pode continuar a evoluir profissionalmente, sem as funções de supervisão.
Exemplo de imagem

1. Procure oportunidades que ofereçam melhorias na função atual

Nem todo crescimento envolve dar um passo adiante. Determinados papéis oferecem oportunidades de se desenvolver na mesma função, através de uma variedade maior de projetos, tarefas mais prestigiadas, trabalho mais profundo ou de maior responsabilidade.  Ao buscar sua próxima oportunidade 
de trabalho "não-gerencial", considere saber como é o crescimento dentro da função e não necessariamente sobre o que está além dela.

2. Faça um movimento lateral em algum lugar maior ou mais prestigiado

Se você não estiver interessado em se tornar um peixe maior em um pequeno rio, considere rios maiores, seja uma empresa maior, uma outra região ou uma empresa multinacional de maior prestígio. 

3. Vá sozinho como consultor

Depois de se tornar um especialista em seu campo, você pode implantar suas habilidades e experiência em uma função de consultoria. Você poderá traçar o crescimento da sua carreira com as mesmas métricas usadas nos cargos anteriores e no seu negócio de consultoria.

4. Amplie seu conjunto de habilidades para se tornar um especialista

Se você não está dedicando tempo e energia para cultivar habilidades gerenciais, você pode se concentrar em aperfeiçoar outras habilidades, quer isso signifique aperfeiçoar seu argumento de vendas, tornar-se um especialista em alguma área especifica ou dominar ferramentas de gerenciamento de projetos, por exemplo. 

Fica a dica:  Encontre um nicho no seu trabalho em que você realmente se desenvolva e melhore o máximo que puder para que você seja considerado um dos melhores nesse conjunto de habilidades.


Escreva-se aqui e não perca nenhuma novidade!
Insira seu e-mail abaixo para receber nossas novidades
Feito com